Dando continuidade à programação da campanha “16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), esteve no Centro de Convivência Novos Meninos na manhã desta quarta-feira (29) realizando uma roda de conversa com as crianças e os adolescentes atendidos pela entidade, com o tema “Eles enfrentam”, de modo a incluí-los na sensibilização pelo fim da violência contra mulheres e meninas.

O jovem acadêmico do curso Direito, Ricardo Daniel, que faz parte do projeto Laboratório Maria da Penha, foi convidado para conduzir o momento de sensibilização com os meninos atendidos pelo Centro. De maneira mais lúdica, esclarecendo, ponto a ponto, as formas de violência contra a mulher, os detalhes da lei Maria da Penha, as consequências causadas pela violência, entre outros pontos, Ricardo foi interagindo com as crianças e os adolescentes, também ouvindo deles as opiniões e os pontos de vista a respeito do assunto.

“A violência contra as mulheres, além de ser um ato covarde, só traz malefícios para a nossa sociedade. Essa agressão vai além da violência direta contra a mulher, porque causa danos não somente a ela, mas aos filhos, aos familiares, e até mesmo ao próprio agressor. Por isso a importância desse momento, de modo que eles, ainda em fase de formação, compreendam e possam abraçar a causa, se tornando ativistas nessa campanha, que deve ser contínua”, pontuou Ricardo.

A secretária da Mulher, Macilane Gomes, também esteve presente, reforçando a fala do Ricardo Daniel, pontuando o aspecto positivo daquele momento: “homem sensibilizando outros homens, pelo fim da violência contra a mulher. É justamente o foco da campanha deste ano, que traz como tema ‘Eles também fazem parte!’”, disse.

A interação ocorreu de forma espontânea durante a roda de conversa. Alguns levantavam a mão para pedir a fala, colocando dúvidas ou contribuindo com a fala do formador, Ricardo. João Victor Gomes, de 16 anos de idade, é um dos meninos atendidos pelo Centro, que participou da Roda. “Aprendi nesse momento que nós devemos respeitar sempre as mulheres e não violar os seus direitos. Muitas vezes ela, a mulher, não tem como se defender. Nós devemos sempre protegê-la e acolhê-la com companheirismo”, falou.

Sandro Gabriel Vieira, 12 anos de idade, também fez questão de participar do momento. “A gente tem que aprender como se tratar uma mulher. Não podemos xingar, nem desrespeitar”, enfatizou o pequeno Sandro, durante a Roda.

A programação da campanha segue até o dia 10. Confira as demais atividades:

01/12/17 – Empoderartes: Exposição dos Trabalhos realizados com as Mães

Local: Espaço de Convivência Amor de Tia

Horário: 09h

01/12/17 – Oficina “Pela Igualdade de Meninas e Meninos”

Local: Zona Rural Leste de Teresina

Horário: 08h

02/12/17 – Teresina em Ação

Local: Praça do Renascença – zona Sudeste

Horário: 08h

05/12/17 – Roda de Diálogo “Eles enfrentam!”

Local: Empresa Ferronorte

Horário: 06h30

05/12/17 – Roda de Diálogo “Eles enfrentam!”

Local: SENAC Aprendiz – Auditório

Horário: 06h30

05/12/17 – Roda de Diálogo “Família, Escola e Vínculos”

Local: CMEI da Nova Cajaíba – Zona Rural Leste

Horário: 15h

06/12/17 – SMPM: Bate papo “Eles Também Fazem Parte!

Local: Teresina Shopping

Horário: 18h

06/12/17 – Esperança Garcia: Oficina “Bem Viver” – Cuidando de quem cuida (Terapia Holística)

Local: Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência – Francisca Trindade, End. Rua São Pedro, 1290. Fone: 86-3225-1607

Horário: 09h30

06/12/17 – A União Brasileira de Mulheres – UBM fará panfletagem e distribuição de fitas brancas no IFPI Central

07/12/17 – Oficina: Reflexão sobre Violência de Gênero

Local: Serviço de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Esperança Garcia

Horário: 09h

07/12/17 – Roda de Diálogo “Eles enfrentam!”

Local: Empresa Houston Bike

Horário: 07h

08/12/17 – Roda de Diálogo “Eles enfrentam!”

Local: SMPM

Horário: 09h

There are no comments yet.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked (*).