Os alunos Natália Teresa de Alencar e Jailson Pereira da Silva, primeiro e segundo colocado no quarto concurso de redação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), respectivamente, obtiveram nota destaque na prova de redação do Enem 2017, cujo resultado foi divulgado semana passada. Natália alcançou 940 pontos e Jailson, 960: ambos participaram do concurso que a SMPM realizou no ano passado, em parceria com a Fundação Wall Ferraz, durante a realização do Unitodos, o programa da Prefeitura de Teresina que prepara alunos de baixa renda para o Enem.

Jailson, de 27 anos, acredita que ter participado do concurso da SMPM foi um passo importante para que pudesse alcançar uma nota tão boa na redação do Enem. “Não sou do tipo que escreve várias redações antes da prova para ter prática. Mas, vi no concurso uma oportunidade de treinamento e me esforcei para me sair bem, embora não esperasse estar entre os ganhadores. Mas, quando vi que fiquei em segundo lugar, tive mais ânimo ainda para me dedicar à prova de redação do Enem”, disse Jailson Pereira, que ficou em segundo lugar no concurso da Secretaria da Mulher.

Ainda sem acreditar no excelente desempenho que teve, ele conta, ainda, que “a ficha ainda não caiu”. “Quando me lembro que isso aconteceu comigo me traz uma sensação de valor; me sinto valorizado por mim mesmo. Passei a acreditar que tenho força e inteligência para ir além. Me alegra muito ter tido esse resultado tão bom. Quando terminei a redação, achei que fosse tirar uns 800 pontos. Mas, me surpreendei: vieram mais 160 pontos, além do que imaginei”, conta, radiante, com o super desempenho. O jovem decidiu pelo curso de Psicologia e agora vai tentar ingressar na faculdade para alcançar mais esse grande objetivo. “Essa é a minha nova meta: meu curso, minha profissão”, disse.

O tema “A inserção das mulheres nos espaços de poder” foi o escolhido pela SMPM para a realização do concurso do ano passado, realizado em setembro. Natália, citada no começo desta matéria, foi a vencedora. Além do destaque e do prêmio em dinheiro, ela também está radiante com o ótimo desempenho na prova de redação do Enem: alcançou 940 pontos. “O concurso que a Secretaria realizou me deu mais segurança para enfrentar o Enem. E deu certo!”, comemora.

A secretária Macilane Gomes também comemora. “Foi um processo muito significativo, com um trabalho relevante. Além de prepará-los para a inserção no ensino superior, poder sensibilizados sobre as políticas públicas para as mulheres também foi um caminho acertivo. Provocamos os estudantes a mostrarem seu ponto de vista, sua opinião, com o intuito de desconstruir a cultura de segregação de gênero, e, além disso, os deixamos mais bem preparados para o Enem e o resultado não poderia ter sido melhor. Estamos felizes!”, disse Macilane.

O concurso aconteceu dentro do Programa Universidade ao Alcance de Todos (Unitodos), curso preparatório gratuito para o Enem coordenado pela Fundação Wall Ferraz. A redação, inclusive, seguiu as mesmas normas exigidas pelo Enem, funcionando como uma espécie de simulado, sendo observados três critérios no ato da correção: domínio do tema, proposta de intervenção e originalidade. Foram premiados com as quantias de R$ 1.000 o primeiro colocado, R$ 800 o segundo, R$ 600 o terceiro, R$ 400 para o quarto e R$ 200 para o quinto colocado.

Ainda não há comentários.