A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) recebeu estudantes do sétimo período do curso de psicologia da FACID que participam do projeto “Laboratório Maria da Penha”. Os alunos conheceram as dependências da Secretaria e ouviram explicações sobre as ações desenvolvidas em cada setor.

A atividade faz parte de uma das etapas do projeto, desenvolvido em parceria com o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID). No Laboratório Maria da Penha é realizado um estudo das questões de gênero, análise da Lei Maria da Penha, identificação dos avanços e desafios da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, conhecimento do perfil das mulheres que sofrem violência e ainda a vivência social através das práticas nas comunidades de Teresina.

“A visita à SMPM foi muito boa para sabermos os níveis de ação que tem cada secretaria, as redes parceiras e para saber quais os outros órgãos e instituições que não conhecemos e que podem trazer um suporte para o público feminino”, pontuou o aluno Victor Passos.

Para a secretária municipal da Mulher, Macilane Gomes, visitas como essa fortalecem o enfrentamento à violência. “É necessário conhecer a rede de enfrentamento, o Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Esperança Garcia e reconhecer o fluxo de atendimento. Apresentamos a eles nossas ações e nosso diagnóstico da violência em Teresina. Nossa Secretaria está sempre de portas abertas para atividades como essa”, disse a gestora.