No dia 06 de dezembro é celebrado o Dia do Laço Branco, data que marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, integrando o calendário da Campanha dos 16 dias de Ativismo. Em Teresina, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres realizará nesta quarta-feira (6) um Bate-Papo para comemorar a data, com o tema “Eles Também Fazem Parte!”. A atividade será realizada no Teresina Shopping, no espaço de eventos próximo à casa lotérica, às 18h, com entrada gratuita.

O vereador e secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira; o advogado e professor, Thiago Carcará; o coordenador executivo do Instituto Papai, Sirley Vieira; e o membro da ONG PLAN International, John Lucas, são os convidados do Bate-Papo, com uma discussão do tema, abordando aspectos sobre o cenário atual da violência contra a mulher e os caminhos a serem percorridos, visando a redução dos casos. O jornalista e apresentador de TV, Joelson Giordani, será o mediador do Bate-Papo.

“A ideia é fazer com que os próprios homens se envolvam na discussão, debatendo, entre eles, formas de sensibilizar outros homens, pelo fim da violência contra as mulheres. Por isso a importância desse momento, que também marca as comemorações da campanha Laço Branco, que já executamos em Teresina com uma vasta programação, envolvendo instituições públicas e privadas”, pontuou Macilane Gomes, secretária da Mulher.

A campanha do Laço Branco começou após uma tragédia ocorrida em 1989, em Montreal, no Canadá. Marc Lepine invadiu uma escola politécnica canadense, ordenou que homens se retirassem, assassinou 14 mulheres e suicidou-se em seguida. A tragédia mobilizou canadenses a criar a primeira campanha do Laço Branco. Entre 25 de novembro e 06 de dezembro daquele ano foram distribuídos cerca de 100 mil laços entre os homens canadenses. O dia 25 de novembro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a mulher, coroando no dia 06.

Em Teresina foram realizadas 21 atividades da campanha, somente neste ano, envolvendo 1.028 homens, que foram sensibilizados. Do total de 21 atividades, 11 de sensibilização, 07 rodas de conversa e 03 palestras.

There are no comments yet.