Teve início, na manhã de hoje (25), o Grupo Reflexivo: Empoderando Mulheres, com as mulheres em situação de violência do Centro de Referência Esperança Garcia. O Grupo, por meio de dez módulos, tem como objetivo tirar essas mulheres do ciclo de violência.

Gênero e cotidiano, Lei Maria da Penha e políticas públicas, habilidades sociais e autocontrole, tipos de violência e crime de feminicídio, relações familiares e afetivas, sexualidade e saúde da mulher, direitos humanos e empreendedorismo são alguns dos temas que serão trabalhados durante os encontros.

A gerente de enfrentamento à violência da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), Lidiane Oliveira, afirmou durante o encontro que a troca de experiências é um dos pilares do grupo. “Cada uma vai criando um elo com a fortaleza da outra. Esperamos como resultado, que vocês se reconheçam como donas de si mesmas. Observem o depoimento da outra. Aqui vamos construindo estratégias, adquirindo conhecimento para prevenir a violência e reconstruir a vida de vocês”, explicou Lidiane.

S.R., de 42 anos, atendida pelo Centro de Referência, revelou que o grupo reflexivo será bastante proveitoso. “É uma proposta maravilhosa que tem ajudado todas nós a refletir sobre as nossas condições com os nossos ex-maridos e companheiros, e tem nos dado forças para lutar, para prosseguir, para tomar decisões e refletir mais sobre o nosso bem-estar”, contou.

O Centro de Referência Esperança Garcia realiza o atendimento psicológico, social e jurídico de mulheres em situação de violência em Teresina e funciona na Rua Benjamin Constant, 2170, de segunda a sexta, de 8 às 14 horas. Mais informações pelo número (86) 3233-3798.