A Secretaria Municipal de Políticas Públicas inaugurou, na manhã de hoje (31), mais uma unidade do Serviço de Atendimento Integral à Mulher e Suas Crianças: Amor de Tia, no Alto da Ressurreição. A unidade da zona Sudeste é ainda maior que a localizada no Matadouro, e tem a capacidade de atender até 100 crianças e suas mães.

O Amor de Tia é um serviço da Prefeitura de Teresina que atende mães em situação de vulnerabilidade social e violência, oferecendo qualificação profissional, rodas de conversa sobre violência e empoderamento e acolhimento de suas crianças, de 1 ano a 2 anos e 9 meses, com atividades psicopedagógicas, brincadeiras e estímulos para o seu desenvolvimento.

Para o prefeito de Teresina, Firmino Filho, a mãe é a principal educadora da criança. “A mãe é muito mais importante do que a própria escola. Por isso que o Amor de Tia é inovador. Não existe outro projeto com essas características que façam essas ações importantes no empoderamento da mulher, na qualificação da educação infantil. Ele faz com que nós tenhamos essa sinergia de fazer com que seja mulher mais empoderada, com melhor qualificação no mercado de trabalho, assim ela pode alavancar a trajetória de sucesso escolar da sua criança”, refletiu.

Para a Secretária da Mulher, Macilane Gomes, o Amor de Tia tem a intenção de trabalhar o comprometimento. “Nós estamos construindo uma relação para superar a desigualdade de gênero. Destruir relações desiguais, cuidar dessas mulheres que sofrem violência, e cuidar dessas crianças. Com o serviço, as mulheres podem se capacitar profissionalmente, estudar, buscar independência financeira e emocional, sabendo que o seu filho vai estar muito bem cuidado”, afirmou.

O secretário Municipal de Educação, Kleber Montezuma,  lembrou que o Amor de Tia é uma política articulada. A Prefeitura de Teresina faz com que os diversos órgãos se unam na prestação de um serviço, abrindo oportunidades para que haja de fato o desenvolvimento integral da pessoa humana. Isso é muito importante”, concluiu.

Além da SMPM, o Amor de Tia conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) e a Fundação Municipal Wall Ferraz (FWF).