A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres apoiou a ida da empreendedora Adriana Borges ao Festival Mulheres do Mundo 2018 (WOW). A SMPM deu as passagens para que a empreendedora pudesse representar Teresina no evento que acontece pela primeira vez na América Latina, de 16 a 18 de novembro, no Rio de Janeiro.

O Festival reúne mulheres do mundo inteiro para refletir sobre as dificuldades e diferentes realidades que possuem. Debates, paineis, palestras, performances, oficinas, mentorias, ativismos, expressões artísticas e culturais e uma feira de empreendedorismo e gastronomia acontecem no Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Praça Mauá e Armazém 01.

Adriana, que faz parte do Instituto Ayabás, foi uma das 150 selecionadas dentre as 423 inscritas. Ela confecciona bonecas representativas e teve seu projeto aprovado. “Minhas bonecas tratam questões de gênero e de inclusão. São brinquedos afirmativos, porque são bonecas negras, indígenas, miscigenadas, albinas, cabelos cacheados, gordinhas, magras. Meu trabalho ser selecionado foi de grande importância para mim, porque eu vejo que ele está sendo bem visto e reconhecido”, comemora a artesã.

Para a secretária da Mulher, Macilane Gomes, é essencial a participação de uma mulher, negra, empreendedora, representando Teresina. “Ela está levando a sua expertise na produção de bonecas em tecido. Ficamos muito felizes de poder apoiar a Adriana nesse espaço tão relevante. A SMPM funciona como um canal de articulação e mobilização e fortalecimento das mulheres, considerando todas as suas diversidades”, finaliza.