A educação é uma das mais importantes formas de contribuir com a sociedade e prevenir situações de violência. Com o intuito de trabalhar o enfrentamento à violência sexual e destacar ações realizadas através da Casa de Zabelê, instituição vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), através da Ação Social Arquidiocesana (ASA), o Vila Bairro Segurança abordou a temática com estudantes de Teresina, por meio do Projeto Paz na Escola.

Ao todo, cerca de 100 adolescentes, estudantes da Escola Municipal Iolanda Raulino, participaram do debate, nos dias 21 e 22 de novembro. “A importância da prevenção e enfrentamento as diversas formas de violência, com ênfase na violência sexual, é mostrar que precisamos debater a temática nas escolas, pois acreditamos que através do entendimento, com um olhar sensível, podemos contribuir para diminuir os índices dessa violência que, infelizmente, ainda está presente em nossa sociedade”, destaca Ariana Paz, assistência social da Casa de Zabelê.

A palestra nas escolas é realizada por adolescentes atendidas na instituição, visando a um protagonismo e participação das adolescentes, que abordam a temática aos estudantes. Assim, as adolescentes recebem uma capacitação na Casa de Zabelê antes das ações. No dia da atividade, a equipe técnica e educadores vão como apoio e, caso ocorra a identificação de algum caso, realizam os devidos acompanhamentos e encaminhamentos.

“Sabemos que cada caso é especifico e requer uma análise sobre como intervir na realidade. Identificando, fazemos encaminhamentos aos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, para responsabilização do agressor, além do Conselho Tutelar. Ou seja, identificando um caso, encaminhamos para a rede sociassistencial”, acrescenta Ariana.

O Projeto Paz na Escola integra a frente de prevenção do programa Vila Bairro Segurança e visa construir uma cultura de paz para estudantes e professores. “O projeto aborda questões relacionadas à mulher, ao trânsito, à juventude. Nos sentimos felizes com a condução e participação de todas as secretarias envolvidas no projeto, que dar sinais de boa atuação”, destaca Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

O projeto é realizado em articulação com a Semcaspi; Fundação Municipal de Saúde (FMS); Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv); Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM); Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC); Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (Strans); Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Vila Bairro Segurança

O programa da Prefeitura de Teresina, conduzido por meio da Semcaspi, trabalha uma proposta multissetorial de segurança pública. A ação contempla os 13 bairros que formam a região do Parque Lagoas do Norte, sendo eles: Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim.