O coordenador do Observatório da Mulher contra a Violência do Senado, Henrique Ribeiro, realizou uma visita técnica ao projeto Amor de Tia Norte e Sudeste e ao Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Esperança Garcia. Henrique Ribeiro buscou conhecer a rede de atendimento à mulher implementado pela Prefeitura na capital, a partir do que foi revelado no diagnóstico da violência e a revisão do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

Segundo a secretária municipal de Políticas Públicas Para a Mulher, Macilane Gomes, a visita de Henrique também pode resultar na construção de um observatório da violência local. “Ele quer sentir como esses serviços são operacionalizados e, principalmente, como vamos mensurar o impacto desse trabalho. O Observatório vem contribuir para o novo momento do plano. A partir dos indicadores, da execução, do diálogo na câmara técnica de gestão e controle, como vamos captar esses dados da violência e o que vamos fazer com eles”, explicou.

Segundo o representante do Senado, a criação de um Observatório com dados locais, seria interessante para olhar para o todo a partir do local. “Diante das análises que fizemos, nós percebemos que seria interessante conhecer uma experiência mais local, de diagnóstico desses dados, de conhecer como esses dados podem ser apropriados em âmbito local para ampliar essas políticas nos municípios. Soubemos do trabalho da SMPM, percebemos que seria uma oportunidade bacana de aprofundar mais e talvez começar a propor uma governança desses dados”, afirmou.