Concurso foi realizado entre alunos do programa Unitodos, preparatório para o Enem

“A inserção das mulheres nos espaços de poder” foi o tema escolhido para a quarta edição do concurso de redação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), realizado em parceria com a Fundação Wall Ferraz (FWF). Nesta quinta-feira (28), às 19h, acontecerá a premiação dos melhores textos, durante a IV Mostra das Profissões, na sede da FIEPI. Ao todo, cerca de 500 estudantes se inscreveram no concurso, que dará premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados, além de certificado para os 15 melhores textos.

A ação ocorreu dentro do Programa Universidade ao Alcance de Todos (Unitodos), curso preparatório gratuito para o ENEM destinado a alunos oriundos da rede pública de ensino. A provas ocorreram no dia 11 de agosto, aplicadas nos pólos de funcionamento do programa, onde o participante estava vinculado. A redação seguiu as mesmas normas exigidas pelo Enem, funcionando como uma espécie de simulado aos alunos, sendo observados três critérios no ato da correção das redações: domínio do tema, proposta de intervenção e originalidade.

Os alunos matriculados no Unitodos foram convidados a se inscreverem no concurso que, além de fortalecê-los para a prova do Enem e sobre assuntos relacionados à mulher e às questões de gênero, também concede premiação em dinheiro. Os cinco melhores textos em prosa do tipo dissertativo-argumentativo serão premiados com as quantias de R$ 1.000 para o primeiro colocado, R$ 800 para o segundo colocado, R$ 600 para o terceiro colocado, R$ 400 para o quarto colocado e R$ 200 para o quinto colocado.

“Foi um processo muito significativo, com um trabalho relevante. Além de prepará-los para a inserção no ensino superior, poder sensibilizados sobre as políticas públicas para as mulheres também foi um caminho acertivo. Provocamos os estudantes a mostrarem seu ponto de vista, sua opinião, com o intuito de desconstruir a cultura de segregação de gênero”, afirma Macilane Gomes, secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres.