A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) vai relançar nesta quarta-feira (17) a campanha Marcas da Alegria, que convida a população como um todo ao enfrentamento da violência contra a mulher, especialmente, durante as festividades de carnaval. Uma extensa programação de sensibilização e distribuição de material informativo vai acontecer nos eventos que antecedem a folia de momo, com destaque para o Corso de Teresina.

“Infelizmente, ainda é muito comum que durante as festas de carnaval as mulheres sofram violência ou algum tipo de abuso ou assédio. Por isso, a importância de reforçar, pelo quarto ano consecutivo, a campanha ‘Marcas’, que vem reforçar nossa missão: a valorização dos direitos da mulher e o enfrentamento da violência contra ela, em seus mais diversos tipos, sobretudo, física”, pontuou Macilane Gomes, secretária da Mulher.

A campanha trabalha a seguinte temática: “Que as únicas marcas nesse carnaval sejam de alegria”, mostrando no leque (a principal peça da campanha) os dois lados: primeiro, o rosto de uma mulher que foi agredida física e psicologicamente pelo companheiro, e depois, no verso, o rosto da mesma mulher, só que com alegria contagiante, com a autoestima elevada, feliz, pronta para a folia de carnaval.

“Por isso o nome ‘Marcas da Alegria’, pra que as pessoas percebam o lado obscuro e cruel da violência, que todos os dias acontece país a fora, vitimando milhares de mulheres, mas, que também percebam a alegria de viver em paz, tendo seus direitos respeitados, podendo aproveitar esse período de extrema alegria sem a sombra da violência, em suas diversas formas. E é essa marca que queremos: a marca da alegria, do brilho, do empoderamento”, completou Macilane.

Para este ano, a SMPM buscou reforçar a parceria com outros órgãos e instituições, que, juntos, toparam abraçar a campanha, fazendo com que ela chegue a um número maior de pessoas. A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a Fundação Municipal de Saúde, a Superintendência Municipal de Trânsito, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, a Secretaria Municipal de Juventude, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Ministério Público, o NUPEVID, a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e o Conselho Regional de Enfermagem são os parceiros da edição deste ano.

20.000 leques serão distribuídos durante as prévias e os principais eventos de carnaval deste ano, como o Corso, os blocos Capote da Madrugada, Vaca Atolada, Paçoca, entre outros, além dos bailes de carnaval que acontecerão nas zonas da capital, atendendo ao convite do tema geral deste ano: “Carnaval de Teresina – Em todo canto da cidade“. Além disso, a campanha realizará blitzen educativas, orientandos os condutores sobre o enfrentamento da violência contra a mulher; abordagem e sensibilização durante as festas de escolha das majestades do carnaval, entre outras ações, como distribuição de preservativos, material informativo e orientações sobre a rede de atendimento à mulher vítima de violência.

There are no comments yet.