A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) participou, na manhã desta terça-feira (24), de uma capacitação oferecida pela organização não-governamental Plan International, que atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes por meio da promoção da igualdade de gênero.

O encontro faz parte do projeto Escola de Liderança para Meninas, que ensina às meninas os seus direitos, papel no espaço público, e principalmente, que reconheçam seu potencial e possam exercer habilidades de liderança e participação política. A ONG percebeu a importância de oferecer uma capacitação também para a rede de enfrentamento à violência atuante no Estado, que inclui órgãos públicos e privados.

Lannusy Almeida, gerente de autonomia da SMPM, afirmou que o objetivo do Projeto Escola de Liderança para Meninas é o fortalecimento das crianças e adolescentes. “Esse é o último encontro do projeto que visa o empoderamento feminino para que ela (mulher) possa ter oportunidade de aprender e ser o que quiser no futuro”, relatou.

Nicole Campos, gerente técnica de programas da Plan, explica que não surte efeito capacitar apenas as meninas se o poder público não está preparado para receber as demandas que elas trazem. “Nós sentimos a necessidade de realizar esse ciclo de capacitação, porque as meninas têm uma questão muito peculiar: elas são crianças, mas também são mulheres, então, têm uma dupla vulnerabilidade. São resguardadas por alguns marcos legais, internacionais e nacionais, só que esses marcos não são suficientes para dar conta da realidade. Nós queremos que o poder público e a sociedade despertem para a maneira peculiar dessas meninas estarem no mundo”, concluiu.

Em outubro de 2017, a SMPM realizou, em parceria com a PLAN, o projeto Meninas Ocupam, no qual adolescentes ocuparam cargos de secretárias e prefeita de Teresina, e levaram as reivindicações relativas a cada pasta.

Ainda não há comentários.