Numa ação do programa Vila Bairro Segurança, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) realizou uma formação com docentes das unidades escolares Antônio Gaioso e José Nelson Carvalho. A formação foi intitulada “Contribuições da perspectiva de gênero para a promoção da paz no ambiente escolar”, com objetivo de sensibilizar e capacitar professores para perceberem como a escola é um espaço formativo dos padrões e desigualdades de gênero.

 

A iniciativa faz parte do projeto “Paz na Escola”, ação do programa Vila Bairro Segurança, que tem um intuito de promover uma cultura de paz para estudantes e professores. De acordo com a SMPM, o gênero pode ser um fator alvo das violências que ocorrem nas salas de aulas, por isso é muito importante promover a igualdade e respeito no ambiente escolar, promovendo a responsabilização da escola enquanto instituição atuante no enfrentamento às violências, especificamente contra mulheres.

 

“Percebemos que as violências contra mulheres e crianças perpassam o espaço escolar. Os profissionais anseiam por uma formação que contribua na compreensão das especificidades desse tipo de violência, para produção de intervenções mais eficazes e promotoras de cidadania. Além de espaços que os informem sobre essas questões. Escola é espaço de construção de cidadania”, afirmou o assessor técnico da SMPM, Weriquis Sales.