A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) está levando às escolas da zona Norte o Projeto Dialogando. A iniciativa acontece em parceria com o “Paz na Escola”, ação do programa Vila Bairro Segurança, que tem um intuito de promover uma cultura de paz para estudantes e professores. Na ação, crianças do sexto ao nono ano participaram de uma conversa sobre violência contra a mulher e Lei Maria da Penha. Segunda-feira (12) a atividade foi realizada na Escola Municipal Iolanda Raulino, no bairro Mafrense. Nesta terça-feira (13), o projeto acontece na E.M. Deputado Antônio Gayoso, no bairro São Joaquim.

A palestra foi conduzida pelo sociólogo Weriquis Sales, que acredita que o caminho seja o investimento na desnaturalização da violência por parte das crianças. “Tratamos da violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha e cotidiano escolar, fomentando uma discussão acerca das desigualdades de gênero, práticas e posturas que forçam desigualdades”, explicou Sales.

Também foi abordado o trabalho do cordelista Tião Simpatia, que leva a Lei Maria da Penha através de cordel pra as escolas, explicando a importância do trabalho de forma educativa e divertida. Weriquis citou exemplos cotidianos de desigualdade de gênero, seja em casa ou no ambiente escolar, para contextualizar o tema. Além disso, as crianças aprenderam como identificar casos de violência e como podem denunciar.