A última sexta-feira (28) foi dia de festa no Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas Crianças: Amor de Tia – Norte. Um lindo arraial com dança e comidas típicas foi idealizado para proporcionar um dia de animação para as crianças e as mães. A festa contou com a presença de Miriam Pragita, formada em Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância, secretária executiva da RNPI – Rede Nacional Primeira Infância para o triênio 2018-2020, e Diretora Executiva da ANDI – Comunicação e Direitos.

Miriam Pragita aprovou o ambiente do Amor de Tia e deu dicas valiosas. “Eu vejo que as crianças e as mães aqui são muito bem cuidadas. Dá pra perceber que é um ambiente de cuidado e de amor. Eu sou mãe de três filhos e avó de dois netos, e mesmo assim custei muito para entender a importância da gente brincar com a criança. Leva um tempo para deixar a criança mostrar para a gente o que ela precisa, o que ela gosta, o que ela tem para nos contar. Se dermos espaço para a criança, aprendemos a cuidar dela porque ela nos ensina”, disse Miriam.

Para Macilane Gomes, gestora da SMPM, a festa junina também é lugar para desconstruir estereótipos de gênero. “Estamos em uma festa bonita e animada e vamos aproveitar esse espaço para fazer uma quadrilha sem machismo, com muito respeito e igualdade. As mães aqui sabem que podem contar com o Amor de Tia e com a Secretaria da Mulher. Já evoluímos muito e estamos sempre buscando expandir esse serviço. Esse ano, por exemplo, vamos inaugurar mais uma unidade na zona sul de Teresina”, revelou.

O Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas Crianças: Amor de Tia acolhe crianças de um ano a dois anos e nove meses com atividades lúdico-pedagógicas, enquanto oferece escuta qualificada, cursos profissionalizantes e rodas de conversa para as mães.